Os cookies nos ajudam a fornecer uma melhor experiência do usuário. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.

RECOMENDAÇÕES PARA PLANTIO

Plantio em linhas: Plantar as sementes em linhas de 40 a 50 cm.
Plantio a lanço: Distribuir sementes a lanço com uma Vicon ou manual.
Importante: Se ocorrer uma chuva antes do plantio, ocorrerá uma compactação superficial do solo, prejudicando a germinação, sendo assim, se possível usar um trator nivelando e outro em seguida distribuindo as sementes.
Após a distribuição a lanço, para cobrir levemente as sementes, podem ser incorporadas por grades niveladoras (leves), fechadas onde os discos ficam em posição paralela, somente com objetivo de efetuar uma leve cobertura das sementes. Muito cuidado com esta operação em solo arenoso, pois pode aterrar as sementes, ou utilizar um rolo compactador, sendo este indispensável no plantio da brachiaria humidícola.
Plantio aéreo: Utilizar quantidade de sementes 30% a 40% superior ao plantio normal;
Em áreas de queimadas, o plantio deverá ser antes da primeira chuva (plantio na cinza). 
 

COMPACTAÇÃO

Esta operação consiste em após o plantio, passa-se um rolo compactador sobre o terreno, de tal forma que o mesmo irá acomodar o solo sobre a semente, melhorando consideravelmente as condições de germinação e emergência.
Veja as vantagens que esta operação oferece:
 Acelera o início da germinação das sementes, pois aumenta a área de contato entre as sementes e o solo, minimizando problemas como a falta d’água;
 Evita perdas de plantio por assoreamento;
 Uniformiza o stand de plantas.
 

FATORES QUE AFETAM A FORMAÇÃO DA PASTAGEM

 Quantidade inadequada de sementes: Utilize sempre sementes certificadas, com garantia de Valor Cultural, livre de misturas de sementes nocivas.
 Profundidade das sementes no plantio: As sementes devem ser semeadas a profundidade mínima de 0,5 cm e máxima de 2 cm para sementes graúdas (Brachiárias) e até 1 cm para sementes miúdas (Panicuns). Como regra geral, podemos dizer que a profundidade deverá ser 3 vezes o diâmetro da semente. Dependendo da espécie e da textura do solo, se a profundidade for um pouco maior do que o recomendado, poderemos ter atrasos na germinação (emergência) e até perda do plantio por este fato.
 Não incorporação das sementes no plantio;
 Utilizar grade aberta após semeadura;
 Fermentação de material orgânico no solo;
 Umidade do solo;
• Solo mal preparado: O preparo do solo deve ser realizado de maneira eficiente eliminando os “torrões”, promovendo condições para boa germinação da semente e controle das plantas daninhas.
 Ocorrência de veranico após o plantio;
• Dormência: Característica das sementes de forrageiras que, mesmo estando viáveis não germina mesmo em condições ótimas de luz, temperatura e umidade.
 

SUGESTÃO PARA UTILIZAÇÃO DAS FORRAGEIRAS

BOVINOS:
BRIZANTHA
DECUMBENS
HUMIDÍCOLA
BRACHIARIA MG-4
BRACHIARIA MG-5
TANZÂNIA
MOMBAÇA
ARUANA EQUINOS:
ARUANA
DICTYONEURA

EQUINOS:
ARUANA
DICTYONEURA
MASSAI

CAPRINOS:
ARUANA

OVINOS:
ARUANA
DICTYONEURA
MASSAI
 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Pureza: Determina a quantidade de sementes puras em uma determinada amostra de sementes.
Germinação: Determina a quantidade de sementes puras que germinam, originando plantas saudáveis em condições ótimas de temperatura, umidade e luz.
Não misture as sementes com fertilizantes nitrogenados e potássicos, pois estes são altamente higroscópicos, ou seja, possuem materiais que absorvem água.
Fertilizantes fosfatados como Super Fosfato Símples e Triplo, Fosfato Reativos e Naturais, podem ser misturados às sementes, devendo a mistura ser feita no mesmo dia do plantio, da forma mais homogênea possível.
A melhor época de semeadura são os meses de maior pluviosidade e temperatura, que propiciam um desenvolvimento mais acelerado das forrageiras e leguminosas.
 

CUIDADOS NO ARMAZENAMENTO

As sementes são organismos vivos e sensíveis, sendo necessários cuidados no transporte, para proteger da umidade e do calor em excessivo.
Devem ser armazenadas em local seco, fresco e ventilado, de preferência sobre estrados de madeira para não absorver umidade.
As sementes não podem estar junto as paredes do armazém, garantindo assim uma melhor ventilação e o controle de traças e roedores. Não misturar as sacarias de sementes com outros produtos como fertilizantes, sal mineral, combustível, etc.
Mantenha as sementes longe da luz direta do sol. Evite deixar a embalagem aberta. O ideal é usar todo o conteúdo da embalagem.